quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ausência física

Estamos nos acostumando a perder amizades por conta da distância, por conta da falta. Falta de tempo. Falta de dedicação. Falta de fidelidade. Falta de verdade. Estamos acostumados a culpar a distância pela nossa ausência. Fato.

Quantos amigos do jardim de infância você ainda conhece? Melhor. Quantos amigos do 3º ano do Ensino Médio você ainda tem o número de telefone? Se tem, para quantos você liga em seus finais de semana?

As respostas para estas perguntas entram como uma faca no peito quando você se lembra de todos os momentos maravilhosos que passou juntos aos seus amigos, não é? Parecem cortar todas as veias e artérias, parecem triturar cada músculo do corpo quando você sente saudade das risadas, das lágrimas, das loucuras e conquistas acompanhadas por cada um dos amigos loucos e que juraram amor eterno, não parece? Pois é, eu jurei.

Jurei não abandonar meus amigos, meus fiéis amigos. Jurei, mas passou. Mas não passou por inteiro, hoje, o que tenho é saudades. Uma saudade que não é fácil de matar. E possuir essa saudade é bom. Me mostra que não sou daquela que é conquistada pelo o que a pessoa pode te oferecer naquele momento, antes, sou uma pessoa que guarda cada minuto como se fosse o tesouro mais precioso que poderia receber.

O mais estranho que não vivemos isso apenas com amigos de longa data. Não. Estamos sujeitos a vivenciar essa distância com amigos mais novos. Conhecemos hoje, conversamos amanhã, nos afastamos depois. O sentimento fica e o máximo que conseguimos fazer é dizer que estamos com saudade, novamente, a bendita saudade. Ela. A única forma temporal de se manifestar a "falta". Esta que destrói por dentro, mas apenas daqueles que realmente sabe o verdadeiro sentido de ser amigo.

Não sou do tipo que abandona por causa da ausência física, ao contrário, sou alguém que aprecia o verdadeiro significado de amizade, aquele que só conseguimos encontrar quando achamos que nunca mais vamos ver.!

Então, saiba. Se você passou pela minha vida, em qualquer momento que tenha sido, não vou te esquecer. E quando eu escutar um oi, responderei da mesma forma que não quis dizer tchau.

4 comentários:

  1. Vc. definiu exatamente o q todos nós sentimos e sentiremos ao longo da vida. E mais, os textos estão cada vez melhores. É nítido o seu crescimento profissional. Parabéns, Ná. Fico orgulhosa de ver como vc. está progredindo. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. saudades, palavra sem tradução.
    mais que dentro do nosso peito faz sentindo quando traduz a auxencia que machuca.. a falta que encomoda, essa distancia que faz com que saia agua dos olhos. Não suporto a ideia de ter voce longe de mim! Por que eu jamais suportaria viver pela metade! Te amo Tata!

    ResponderExcluir
  3. Confesso, estes textos apaixonados me tocam....
    Chorei.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Uau! Pode parecer perda e saudade e nada mais. Mas no fundo tudo é temporal. A amizade fica mesmo na distância e serve para isso mesmo: saudade. Mas, quando quiser, basta fechar os olhos e visitar cada amigo, porque a força do pensamento é tão forte e inexplicável, que do outro lado o amigo sentirá sua visita, mesmo que esteja na Mesopotâmia. Lindas palavras, meigo coração, obrigada pela boa leitura.

    ResponderExcluir