Tenho muitas novidades para contar. Na verdade, teria "mil" posts para escrever, mas hoje, resolvi reproduzir, apenas, um texto do Comunique-se. Este vai ser o primeiro de muitos textos que pretendo postar ainda neste mês. Vou começar a rascunhar logo, prometo! Por enquanto, fica meu abraço e a pitadinha do dia!. Ah, outra coisa... estava com saudades. ;)
Qual o papel da imprensa: informar ou fiscalizar?
“Eu não vejo diferença entre informar e fiscalizar. Informar é fiscalizar”. Dessa maneira o jornalista Fritz Utzeri encerra a polêmica levantada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Lula afirmou que o papel da imprensa não é fiscalizar, mas informar.
“Eu concordo com o Lula quando ele diz que o papel da imprensa é informar, mas discordo quando ele diz que informar não é fiscalizar”, explica Utzeri.
Esse é o mesmo entendimento da jornalista Dora Kramer. “Você só informa, de uma maneira completa, investigando e, portanto, fiscalizando”. A colunista do Estadão critica a declaração do presidente e lembra que, quando era da oposição, a fiscalização feita pela imprensa servia para o partido do presidente.
“Quando ele era da oposição sabia muito bem o papel da imprensa”, afirma Dora.
Essa também é a avaliação do jornalista Milton Coelho da Graça. “Quando ele era oposição, a imprensa publicava tudo que ele falava de mal do governo. Agora, a imprensa continua fazendo a mesma coisa. Ele que mudou de lugar, não a imprensa”, afirma.
Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro - 23/10/2009
Fonte: Comunique-se - O portal da comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário